segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Vancouver - Cidade do Mundo

Ei, gente! Essa postagem é pra sair do egocentrismo narcisista que é meu blog (apesar dessa foto aí em cima ser bem egocêntrica narcisista). Então, em vez de falar dessa interessante criatura chamada Lívia, vou falar de Vancouver!
Vancouver, na verdade, é muuito pequena, mas com várias microcidades que são totalmente interligadas (o shopping por exemplo é em Burnaby, outra cidade há uns 15 min de skytrain do centro de Van). A impressão q tenho é q tudo acontece em Vancouver, especialmente na Granville (rua da foto acima). Pelo menos é lá q eu encontro TODAS as pessoas que conheço.
A análise.
Vancouver é linda. O transporte coletivo é excelente. Tem muuito mendigo na rua. Tem gente do mundo inteiro, menos do Canadá.
Vancouver é linda
Tem muitos parques aqui e a cidade no geral é limpa, tirando os muito chicletes e as bitucas de cigarro. Esses parques são imensos e muito bem cuidados e no geral a cidade tem muita árovore. A menina de Quebec me falou que essa provícia (tipo um estado) é uma das mais bonitas do Canadá. Isso deve explicar o nome Beatiful British Columbia.
O transporte Coletivo é excelente
Eu tenho q falar isso pq é a coisa q mais vou sentir falta em BH (acho q já escrevi sobre isso). O transporte é rápido, eficiente e o preço é justo (com um cartão mensal vc pode usar todos os transportes sem custo adicional), apesar de q os trens geralmente estão cheios.
Tem muuuito mendigo na rua
Essa parte é assustadora! Parece q como aqui é mais quente os mendigos vêm toodos pra cá. Alguns deles recem uma ajuda do governo (acho q 300 dólares) e ficam pedindo dinheiro na rua, ou melhor ficam balançando um copinho, a maioria nem pede verbalmente. Alguns são meio loucos e ficam falando sozinhos, mas são mansos e não fazem mal á ninguém.
Tem gente do mundo inteiro, menos do Canadá
Essa é a parte que mais AMO. Mas já foi a parte q mais detestei aqui. Antes eu achava aqui uma zona, sem cultura e, o pior, ninguém falava inglês. Agora eu já peguei a essência da coisa e vi q aqui as pessoas se respeitam. Eu gosto de andar na rua e ver restaurante grego, koreano, italiano, chinês, indiano, vietnamita... Escutar línguas q nunca identifico (português é fácil pq brasileiros gritam) e ver as mulheres de véu do lado das loiras de microvestido conversando com um cara de olho puxado que fala português.
Acho q vai ficou muito grande e ngm vai ler... Ok, eu leio no ano q vem pra lembra de como fui feliz nessa cidade do mundo.
P.S. A resposta pros comentários vem no próximo post, mas já adianto q fiquei mtu feliz!

3 comentários:

  1. Olá! Muito interessante a análise. Que coisa, esse tanto de mendigo na rua. Está quase na hora de vc voltar hein? Parece que vc já está com saudade daí. Realmente,a foto ficou muito bonita. Saudades. Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Lívia!!!
    Que bom que vc adora aí, né?
    Eu tô bem precisando de um cartão mensal de transporte, pq tenho andado muito de "ons"!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Talvez eu esteja sendo um bobão falando isso. Mas isso me parece engraçado no momento, mesmo que seja só para mim. O título parece manchete de caderno de turismo do Hoje em Dia. Hehehe. Lívia, quanto tempo senhorita. Não as conte neste espaço. Seu poema/poesia será preparado, caso minha mente funcione direitinho no carnaval! Espero que tenha gostado da experiência e aprendido bastante!

    Um beijo!

    ResponderExcluir